Não sei quem precisa ouvir isso, mas aqui vai – agora é a hora de ser ambicioso quando outros estão com medo.
Continue construindo coisas que seus clientes querem.
Passei os últimos anos como capitalista de risco, e agora estou de volta à linha de frente como empreendedor.
No ano passado, enquanto ainda trabalhava no empreendimento, pois os mercados estavam inchando mais, escrevi um artigo com conselhos para empreendedores de que os mercados mudariam (leia aqui). Todas essas previsões se tornaram realidade.
Agora, do outro lado, como empreendedor novamente, tenho conselhos para mim, outros empresários e investidores: seja ambicioso quando outros tiverem medo.
O valor do patrimônio líquido (tanto privado quanto público) continuará subindo e descendo.
Os mercados vão variar e muitos empresários e investidores vão ter reações exageradas. A ansiedade coletiva se alimenta de si mesma.
Lembre-se – as coisas nunca são tão ruins quanto parecem quando os mercados ajustam os preços, nem tão bons quanto parecem quando estamos em um pico espumoso. Esses ciclos são perenes, e não há realmente nada de novo sob o sol.
Este padrão continua se repetindo repetidamente – ele é incorporado em mercados e na psicologia humana. É realmente perene.
Seja ambicioso quando outros tiverem medo.
Continue construindo.
Os próximos meses trarão muitas grandes histórias de crescimento, mas eu prevejo que trará uma mistura muito maior de histórias de chamas e reajuste de valor – tanto nos mercados públicos (que já estamos vendo) quanto, claro, com as startups.
Mais especificamente – espere grandes novas histórias sobre empresas anteriormente de alto escalão falindo ou tendo demissões em massa. Histórias sobre empresas queimando dezenas de milhões por mês anteriormente com SPACs alinhados, agora indo à falência ou vendendo a uma fração de avaliações anteriores. Histórias sobre empresas supervalorizadas derrubando rodadas – não porque não estão crescendo, mas porque as avaliações/preços de mercado mudam ao longo do tempo – e se você valorizou em meados/final de 2021 quando as coisas estavam mais perto de um pico, você precisará crescer 3-5x apenas para crescer em novas avaliações (se foram os dias, pelo menos por enquanto, de avaliações da empresa SaaS tão alta quanto 100-250x ARR).
O Fed bombeou muito dinheiro para o sistema, e as taxas de juros aumentarão significativamente.
Espere mais notícias sobre o agravamento da acessibilidade doméstica e o medo da inflação.
Espera-se que os políticos – especialmente os em ciclos eleitorais – aticem esses medos.
Isso não é novo ou surpreendente.
Vivemos em uma economia que vive ciclos de alta e de baixa. Agora, aos 40 anos, já vi isso algumas vezes, mas estou ciente de que muitos outros fundadores e investidores mais jovens não viram.
Grandes empresas são construídas quando outras têm medo. Pense em Steve Jobs e na Apple.
Grandes investidores dobram quando outros estão com medo. Pense em Buffett apoiando a Goldman Sachs em 2008.
Investidores e fundadores devem trabalhar juntos para encontrar um equilíbrio – aquele que dê aos investidores uma propriedade razoável sem superdiluir os fundadores. Isso constrói uma relação saudável e respeitosa criada para colaboração e sucesso a longo prazo, não ressentimento.
Para empreendedores – se você tem opções, escolha investidores que estejam quites e pensem a longo prazo.
Você pode verificar isso vendo seu ritmo de investimento durante uma microssafra do início/meados de 2020 logo quando a pandemia bateu. Eles estavam fazendo mais investimentos ou congelaram e pararam? Eu seria cauteloso se eles estivessem à margem então. É provável que eles exagerem e tenham medo no futuro. Não pessoas que você gostaria na sua mesa quando os tempos inevitavelmente ficam difíceis.
Para citar Tony Robbins – “No que você se concentra, você sente”.
Você vai se concentrar em estar vivo por mais um dia de vida, ou o dom do seu coração pulsante, ou o mistério que o colocou nesta experiência humana em um pedaço de rocha flutuando no meio de 93 bilhões de anos-luz de espaço, ou os seres humanos que você está construindo um negócio para servir?
Ou, você vai se concentrar em todas as coisas que não estão indo muito bem ou que te preocupam?
No quer que você se concentre, você vai sentir. Isso impacta diretamente na qualidade de suas decisões e, em última instância, em seus resultados.
A escolha é sua, e você pode disciplinar sua mente se fizer isso como prioridade.
O mundo continua mudando. Os preços continuarão subindo e descendo. Mas o que é perenemente verdade é que há bilhões de pessoas que têm necessidades reais que precisam de soluções reais.
Estou focado em resolver alguns desses para milhões de famílias de baixa renda e classe média na América Latina (e eventualmente globalmente), e esse trabalho me traz à vida.
Concentre-se no que te traz à vida. Converse com clientes cujas necessidades ressoam profundamente com suas paixões e experiência. Enquanto isso, os mercados vão oscilar para cima e para baixo continuamente, amplificados pelo ciclo de notícias e pela natureza profundamente em rede do nosso mundo moderno.
O antídoto é ser ambicioso quando os outros têm medo. Abaixe a cabeça e construa. Desconecte-se da histeria externa e sirva a outros, seus clientes.
E como um extra – lembre-se da sorte que você tem de poder fazer esse trabalho, em vez de lutar por sua vida em uma zona de guerra.
Use seu tempo e recursos para o bem.
Continue construindo.